Curiosidades da Energia: Energia Eólica


 O blog reuniu nove importantes informações sobre a energia gerada pelo vento, aquela que poderia estar no seu centro de distribuição. Boa leitura.
1. Produção nacional. O Brasil possui apenas quatro fabricantes de sistemas de energia eólica. São eles:
Wobben Wind Power ;
Wind Power Energia  (Impsa);
Tecsis
S.A.W.E. 
2. Em expansão. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), atualmente o Brasil produz cerca de 1.000 megawatts de energia eólica. Mas, segundo expectativas de especialistas e do governo, essa capacidade pode saltar para 7.000 megawatts até 2014.
3. Potencial. O Brasil é um dos países com maior potencial eólico do mundo, com o Nordeste no topo da lista. Resultado: os ventos por aqui são capazes de gerar 140 gigawatts, algo entre 10 usinas de Itaipu.
4. Primeiro passo. Para instalar um sistema de energia eólica é preciso verificar se a região onde a empresa está instalada é abastecida por ventos. Há um mapa eólico do Brasil que pode ajudar nessa etapa. Veja .
5. Segundo passo. Mesmo depois da indicação positiva do atlas eólico, é preciso avaliar o potencial de ventos do local durante um ano. Isso ajuda a saber quanto de energia será gerado e se realmente vale a pena a instalação do sistema. Um projeto atrativo deve apresentar velocidade media de vento superior a 7 m/s.
6. Local ideal. Para especialistas, as características geográficas mais recomendadas a um sistema eólico de energia são topografia plana ou suavemente ondulada e vegetação rasteira de até 1 m de altura.
7. Quanto custa. Segundo a fabricante Wobben, subsidiária brasileira da Enercon, o custo médio para instalar uma torre com todos os equipamentos, realizar a medição, armazenar os dados e certificar o projeto é de cerca de R$ 1 milhão.
8. Incentivos. O BNDES tem aumentado o incentivo a empresas brasileiras interessadas em projetos de energia eólica. Em 2011, por exemplo, foram liberados cerca de R$ 1,6 bilhão, o dobro do registrado em 2010. Sem contar que a aprovação de projetos pelo Banco, tem aumentado constantemente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright© 2011 - Canguru da Energia | Desenvolvido por Bennington
▲ Topo