Energia Metabólica


Energia Metabólica:

É aquela gerada por organismos vivos através de processos químicos, como produto de oxidação dos alimentos que comem.
O metabolismo é o conjunto de reações químicas que produzem células de energia, e sintetizar compostos.

Reações metabólicas podem ser de dois tipos:

Anabólico, onde os nutrientes de células de incorporar o ambiente externo, constrói suas próprias moléculas e isso consome energia são reações endergônicas.
Catabólico, no qual a célula degrada substâncias (glicose) e obtém energia (reações exergônica), que usou para satisfazer as suas funções celulares, tais como:
Síntese de compostos orgânicos (moléculas de energia químicos ricos formada por moléculas mais pequenas).
Transporte de substâncias: as células a serem transportados através das membranas e substâncias dentro da célula.
Movimentos: muitas células são especializadas organelas celulares (cílios e flagelos), contrações musculares (e outros) ou ingresso do citoesqueleto (microtúbulos).
Reproduzir e continuar a vida.
Uma vez que a vida é uma competição para o melhor aproveitamento das fontes de energia, uma célula pode ser considerada como um sistema complexo de transformações de energia, em que as reações, catabólicos e anabólicos estão associados, a energia libertada numa reação é utilizado pela outra , em que as moléculas de transporte de células sintetizam energia (ATP), que são capazes de captar a energia das reações e as reações efetuadas exergônica endergônicas, em que as células e regulam as reações químicas por meio de biocatalisadores: enzimas.




                       
Relação entre as reações anabólicos e catabólicos:

Reacções catabólicas e anabólicos dependem uns dos outro, de energia e do ponto de vista do material.
A energia libertada é utilizada por outro, e alguns produtos são matérias-primas para o outro.
             
O que é ATP?

ATP trifosfato, adenosina, nucleótidos que consiste em adenina (base nitrogenada), um açúcar (ribose) e três grupos fosfato, é uma substância que existe em todos os seres vivos e é muito importante, porque serve como uma fonte directa de energia para muitos processos, é a moeda de energia.

Esta energia nas ligações químicas de fosfatos de alta energia. As células usam ATP para capturar, transferir e armazenar a energia necessária para o trabalho livre química.

Estrutura ATP




Quando o ATP é quebrado, uma vez que reage com a água (H2O), "hidrolisado" ocorrer, ADP (difosfato de adenosina) e uma molécula de fosfato no processo de libertar a energia contida na ligação, esta reacção é catalisada por uma enzima chamada ATPases, enzimas dividindo ie ATP, muitos dos quais possuem esta propriedade, utilizando a energia da sua decomposição (hidrólise) para o transporte de iões a partir de um lado para o outro da membrana.

Hidrólise de ATP dá: ATP + H2O ---> ADP + Pi

 A hidrólise da adenosina difosfato da: ADP + H2O ---> AMP + Pi

A hidrólise do ATP em ADP (difosfato de adenosina) ou AMP (monofosfato de adenosina) liberta grandes quantidades de energia, que é utilizado nas reacções de absorção ocorra.

A conversão de ATP em ADP e AMP é um mecanismo altamente dinâmico, que responde às necessidades de energia da célula. De facto, a hidrólise de ATP é reversível, e todas as três formas de fosfato de adenina são interconvertíveis entre si.


Como as células ficam ATP?


Nas células eucarióticas heterotróficas, que são as unidades básicas de animais e fungos, é sintetizado a ATP (trifosfato de adenosina) de ADP (difosfato de adenosina) alimentar. As reacções são tipicamente fornecidos referidas reacções de oxidação de energia.

ADP + Pi + energia livre ---> ATP + H2O

A síntese de ATP.

Moléculas de ATP são montados em mitocôndrias de ADP e Pi com a energia necessária a partir da quebra de moléculas complexas, tais como a glicose, o que por sua vez deriva de alimentos ingeridos. Glucose (C6 H12 O6) é o combustível de base para a produção de energia, muitos outros compostos servem como alimentos, mas quase todos são convertidos em glucose através de uma série gradual de oxidação numerosos, enzimaticamente reguladas, após o que o oxigénio atmosférico (inserido pela respiração pulmonar) junta-se os átomos de hidrogénio das moléculas de dito para formar H2O. Em cada oxidação são gradualmente libertados pequenas quantidades de energia que são capturados para formar ATP. Se você é oxidações foi gradual, a energia seria liberada violentamente e ser disperso na forma de calor.

No processo de obtenção de energia a partir de processos metabólicos de glucose três:

 Glicólise: ocorre no citosol, onde cada molécula de glicose, com os seus 6 átomos de carbono dá origem a duas moléculas de piruvato (3 átomos de carbono). É preciso dois ATP, mas gera quatro.
 Respiração celular: ocorre quando o ambiente é aeróbio (contendo O2) e piruvato é convertido em dióxido de carbono (CO2), libertando a energia armazenada no piruvato de ligações e aprisionamento na ATP.
 FERMENTAÇÃO: quando O2 é o ambiente, ausente anaeróbia, em vez de produzir CO2 são produzidas outras moléculas como AC. ou etanol láctico.

By: Gabriel dos Santos

4 comentários:

Unknown disse...

bom me ajudou a rodar na prova de quimica

Unknown disse...

seus otarios vaon passar o negocio ceto seus filhas da outa

Unknown disse...

seus otarios vaon passar o negocio ceto seus filhas da outa

Unknown disse...

bom me ajudou a rodar na prova de quimica

Postar um comentário

 
Copyright© 2011 - Canguru da Energia | Desenvolvido por Bennington
▲ Topo